As 5 Melhores Águas Termais e Dermatológicas em 2021 

Você sabe a diferença entre água termal e água dermatológica, quais os seus benefícios, como encaixá-la na rotina de cuidados? Se a resposta for não, venha com a gente aprender tudo sobre ela e conhecer as melhores águas termais e dermatológicas da atualidade.

Há poucos anos atrás as Águas Termais tiveram um boom no mercado e conquistaram os corações de produtores de conteúdo sobre skincare. Logo depois surgiram as águas dermatológicas e quem não acompanhou de perto ficou sem entender as diferenças entre elas.

Então vamos aprender tudo sobre água termal e dermatológica, e qual a melhor escolha para você ficar com uma pele radiante e saudável. A começar pela lista com as melhores águas termais e dermatológicas para comprar online.

Melhores águas termais e dermatológicas para comprar online 

Confira agora as melhores águas termais e dermatológicas para comprar online com ótimas avaliações dos consumidores, destacando o diferencial que ela oferece para o mercado de cosméticos:

1. Água Termal Mineralizante – Vichy

Mais popular

Vichy Eau Thermale Minéralisante é indicado para todos os tipos de peles, sendo uma ótima escolha principalmente para quem tem pele sensível. A mais popular das águas termais atua refrescando, acalmando e fortificando a pele ao mesmo tempo que fixa a maquiagem.

Sua fórmula deixa a pele com aparência mais saudável e brilhante, graças a presença de 15 minerais raros. Além disso, ela é hipoalergênica, previne o envelhecimento precoce, retém a umidade da pele e a protege contra agressões externas.

Seu uso é extremamente recomendado para peles que passaram por alguma irritação, como após depilação com cera ou lâmina, ou sobre tatuagens recentes. Os resultados desta água termal são visíveis após 4 dias de uso. 

Prós

Contras

✅ Fortifica a proteção da pele

✅ Nutre e hidrata

✅ Antioxidante

🚫 Relatos de pulverizador frágil



2. Água Termal – La Roche-Posay

Poderoso antioxidante 

Água Termal da La Roche-Posay é indicada para todos os tipos de pele, principalmente sensíveis, e faz maravilhas tendo ação calmante, anti-inflamatório e antioxidante. Por causa destes efeitos ela é indicada para pele irritada e como auxiliar para tratamentos anti-idade.

Sua fórmula é rica em minerais como selênio, cálcio, silicato e zinco, que são os responsáveis pelas ações do produto. Possui fonte própria no Centro Termal de La Roche-Posay.

Ela é indicada não só para uso diário, mas também para auxiliar na recuperação de procedimentos estéticos, queimaduras de sol, tratamentos de eczemas e psoríases, entre outras irritações causadas na pele por causa de fatores externos.

Prós

Contras

✅ Poderoso antioxidante

✅ Sensação de pele fresca

🚫 -


3. Água Termal Sem Fragrância – Ruby Rose

Melhor custo-benefício

A Água Termal da Ruby Rose é a mais em conta do mercado e acumula boas recomendações dos consumidores. Suas principais promessas são hidratação, proteção e suavização, ou seja, com o uso diário ela irá contribuir para suavizar linhas de expressão, minimizar os poros e trará luminosidade à pele.

Em sua fórmula encontramos minerais como zinco e magnésio que são adstringentes e ajudam a desobstruir poros e reduzir inflamações. Há duas versões dela disponíveis no mercado, sendo uma sem cheiro e a outra com cheiro de coco.

Importante lembrar que se sua pele tem tendência a se irritar com facilidade, opte pela versão sem cheiro. Fragrâncias adicionadas a composição tem mais possibilidade de causar irritações na pele.

Prós

Contras

✅ Hidrata, Protege e Suaviza

✅ Sensação de refrescância;

🚫 -


4. Agua Thermal – Eau Thermale Avène

Excelente cicatrizante

Eau Thermale da Avène é uma água termal perfeita para peles que foram sensibilizadas ou com alguma condição especial. Isto se deve a suas propriedades terapêuticas que contribuem principalmente para desinflamação e cicatrização da derme.

Ela é retirada diretamente de fontes de água termal, tem composição leve, e também ação calmante, suavizante e antioxidante. Porém o seu diferencial é a eficácia comprovada em melhorar a cicatrização de lesões.

Com ela você conseguirá aliviar irritações após a depilação com cera ou lâmina, refrescar-se depois de pegar um bronzeado, acelerar a cura de cicatrizes deixadas por cirurgias e aliviar a vermelhidão em geral.

Prós

Contras

✅ Acalma irritações na pele

✅ Suaviza a ardência da pele

🚫 -


5. Água Dermatológica – Profuse

Muita hidratação

A Água Dermatológica Profuse promete ser diferente das outras graças a presença de oligoelementos e de ingredientes super conhecidos e apreciados pelos consumidores. Ela promete ser uma nova geração de águas termais, entregando mais resultados.

A fórmula contém oligoelementos, também conhecidos como micronutrientes ou micro minerais, que neutralizam os radicais livres formados a partir da oxidação e prejudicam o funcionamento das células. Ou seja, os oligoelementos têm ação antioxidante e por isso previnem o envelhecimento quando adicionados em cosméticos. 

Também encontramos na composição a matriz orgânica que contém extratos de flor de lótus, maçã e uva. Estes extratos, que também tem poder antioxidante, criam um filme protetor na pele que acalma, hidrata e regula a produção de colágeno.

E para finalizar a presença de arnica, muito conhecida pela ação calmante, e pantenol, um hidratante poderoso. O resultado da combinação destes ingredientes é uma textura aveludada e sensação de refrescância.

Prós

Contras

✅ Refresca e acalma

✅ Hidrata

🚫 -


Afinal, o que é uma água termal? 

A água termal é extraída de fontes termais e por isso tem mais minerais que as águas comuns, que acabam por serem mais facilmente absorvidos pela pele. Além disso, o pH dela varia entre o neutro e o levemente alcalino, bem diferente das normais que têm um pH ácido.

Outro detalhe importante da água termal é que ela não passa por tratamento químico como a água comum. Portanto ela é pura, assim como foi concebida pela natureza, e os minerais da fórmula nada mais são do que os presentes na fonte termal onde ela foi recolhida.

Entre os minerais possíveis de estarem em águas termais estão o magnésio, potássio, cálcio, ferro, manganês, sódio, silício, ortofosfato, flúor e enxofre. Porém a presença destes e outros minerais, e as quantidades variam conforme a fonte.

Os benefícios do uso diário da água termal na pele são o alívio de irritações e vermelhidão causadas por queimaduras ou depilação, a proteção contra radicais livres, a sensação de frescor e a suavização de irritações e coceiras. 

Como escolher a melhor água termal 

Confira aqui dicas para escolher a melhor água termal para você:

Opções para peles sensíveis

Toda água termal é ideal para peles sensíveis e pode até ajudar em cicatrizações. Então, se você precisa de um produto prático que melhore os problemas de uma pele sensível, invista em uma boa água termal.

Para peles com hipersensibilidade é indicado o uso da Eau Thermale Avène Thermal, pois ela tem ótimos resultados na melhora do quadro, mas também é extremamente recomendado que você busque tratamento com médico dermatologista.

Ativos que ajudam no cuidado da pele

Os ativos encontrados nas águas termais são os mesmos encontrados no solo das fontes termais em que foram retiradas. Por isso, há muitas variações de composição de acordo com a marca.

Os mais comuns de serem encontrados são ferro, zinco, selênio, cálcio, potássio, cobre e silício. Além de serem encontrados no solo, eles também fazem parte da composição da pele, estão presentes em vários alimentos e produtos cosméticos. 

Em produtos de beleza, eles podem reduzir a oleosidade, proteger contra raios solares, retardar o envelhecimento, estimular a cicatrização, desinflamar e reduzir a vermelhidão e sensibilidade de todos os tipos de peles. 

E por fim, é bom enfatizar que os minerais naturais da água termal tem o tamanho ideal para serem absorvidos rapidamente pela pele, sendo muito mais eficazes que formulações criadas em laboratório. Coisas que só a natureza pode produzir não sendo facilmente imitada pela ciência. 

Fontes termais no Brasil e no mundo

A comercialização de água termal como produto cosmético está ligado ao surgimento da empresa de cosméticos Vichy. Então vamos conhecer um pouquinho da história de sua fundação.

Desde o século XVII a comunidade médica já tinha conhecimento dos benefícios das águas termais, mas só no final da década de 1920 é que foi cogitado o uso das águas centro termal de Vichy Thermal Establishment como base de cosméticos.

O empresário Georges Guérin ficou surpreso com a cicatrização rápida que seus ferimentos tiveram graças ao uso da água termal, e em parceria com Doutor Haller passou criar dermocosméticos usando a água termal como base. A fonte escolhida foi a de São Lucas, localizada em região vulcânica, por ser a mais rica em propriedades contendo 17 minerais e 13 oligoelementos.

A primeira criação foi nomeada como Les Secrets de Vichy, um incrível creme anti-rugas que foi um sucesso de vendas. Outros produtos foram criados depois disso e tiveram muito reconhecimento, mas a marca só veio a ganhar o mundo após ser comprada pela L’Oréal em 1955.

No Brasil temos várias fontes de água termal que você pode visitar, sendo as mais famosas presentes na região de Caldas Novas, em Goiás. Então marcas nacionais de Água Termal podem ser uma boa opção, pecando apenas na quantidade de minerais presentes na composição. 

Perguntas frequentes 

Qual a diferença entre água termal e água dermatológica?

A água termal é pura e rica em minerais presentes no solo do qual ela foi retirada e serve principalmente para aliviar irritações em pele sensíveis. Já a água dermatológica é formulada com ativos com diferentes objetivos, sendo o principal deles a hidratação. 

Para que serve água dermatológica?

Água dermatológica é um líquido com várias funções que tem em sua composição ativos que podem ser hidratante, antioxidante, calmante, anti-inflamatória e prebiótico. Ela é uma praticidade para quem quer um produto fácil de aplicar, refrescante e que auxilia em tratamentos estéticos e cicatrizações.

Quais as marcas de água termal?

As marcas mais populares de água termal são Vichy, La Roche-Posay, Avéne e Ruby Rose. Porém existem várias opções nacionais, desde grandes marcas de cosméticos como O Boticário, até empresas de água mineral como Ingá e Lindoya.

O que pode substituir a água termal?

O soro fisiológico é o substituto mais comum para a água termal, porém ele não possui ação calmante. Se você deseja acalmar irritações, o recomendado é substituir por chá de camomila.

Qual a diferença entre água termal e soro fisiológico?

A água termal é pura e rica em minerais que trazem vários benefícios para a pele. Por outro lado, o soro fisiológico tem seus benefícios de hidratação e reequilíbrio do pH, mas definitivamente não são tantos quanto o da água termal.

Conclusão: qual a melhor água termal

Já aprendemos de onde vem a água termal, as melhores marcas, a diferença entre ela e a água dermatológica, e que todos os tipos de peles se beneficiam em usá-la. Mas, afinal, qual a melhor água termal da atualidade?

Analisando os compostos, benefícios e comentários dos consumidores podemos concluir que a melhor água termal é a Eau Thermale da Avène. Isto porque além das inúmeras vantagens que ela têm e que se assemelham às outras águas termais, ela também tem foco em auxiliar na cicatrização, por isso é a melhor escolha para quem está se recuperando de uma cirurgia.

Então se você está no pós-cirúrgico, tem pele sensível ou hipersensível, sofre com alergias e irritações, investir seu dinheiro nesta água termal é um grande acerto. E por fim, ela também é bem prática para transportar, pois disponibiliza três opções de tamanho de embalagem para se adaptar ao espaço disponível na sua bolsa ou mala.

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *