Os 5 Melhores Cremes Alisantes em 2021

Está querendo mudar o visual, sair da textura natural dos seus cabelos e ter um liso glorioso? Pois saiba que você pode tudo! E, valorizando a sua liberdade de escolha, selecionamos aqui os melhores cremes alisantes do mercado.

Já vivemos em uma época em que os cabelos lisos deixaram de ser uma regra e viraram apenas mais uma opção para quem gosta de mudar o visual. Então, mais importante do que ter seu cabelo com textura natural, crespos, com cachos definidos ou liso, é que você tenha a liberdade de escolher qual deles expressa melhor a sua personalidade.

Pensando nisso, selecionamos para você os melhores alisantes de cabelo de acordo com a opinião dos consumidores, fazendo uma breve análise de sua formulação. Venha com a gente entender mais sobre alisantes!

Melhores cremes alisantes para comprar online

O melhor alisante para o seu cabelo vai depender da textura do seu cabelo, das químicas que já foram usadas e do objetivo que deseja atingir. Comprar creme alisante online é uma boa pedida para comparar preços e fazer as melhores escolhas, mas fazer uma boa escolha exige muita pesquisa.

Então, sabendo disso, vamos detalhar mais cada um dos processos no decorrer do texto. Inicialmente é importante que você saiba que orientação profissional, teste de mecha, hidratação, nutrição e reconstrução são indispensáveis no processo pré e pós alisamento.

Confira a tabela a seguir com os alisantes mais vendidos do mercado.

1. Creme Alisante Suave – Wella Wellastrate

Melhor alisante para cabelos quebradiços

O Wella Professionals Wellastrate Suave é recomendado para todos os tipos de cabelos e têm um efeito de alisamento leve, por isso é indicado para os fios muito finos ou quebradiços, que passaram por processo de coloração ou outras químicas.

É um produto de fácil aplicação, pronto para uso e sem a necessidade de misturas. Sua fórmula é a base de tioglicolato de amônio, componente que será explicado detalhadamente mais abaixo neste texto, e oferece ótimos resultados para quem deseja cabelos com menos frizz ou relaxar os cachos.

A maior vantagem deste produto é que sua fórmula suave permite o uso em cabelos que foram debilitados de alguma forma, e a maior desvantagem é que o preço é elevado em comparação com os outros produtos a base de tioglicolato desta lista.

Prós

Contras

✅ Serve para todos tipos de cabelos

🚫 -

✅ Efeito de alisamento leve

✅ Fácil aplicação

✅ Fórmula suave

2. Creme Alisante Argan Oil Forte – Salon Line

Melhor creme alisante em custo benefício

O Creme alisante Salon Line Argan Oil Forte  é indicado para cabelos crespos, cacheados e grossos. Ele é um produto muito potente, ótimo para reduzir o volume e alinhar os fios.

Os ativos presentes na fórmula garantem um cabelo mais liso, macio e brilhante, sem perder o movimento. Tudo isso graças ao óleo de argan, que tem propriedade de nutrição e protege o cabelo de danos térmicos. 

O produto cumpre o que promete e tem o melhor custo benefício do mercado. Por ser muito forte, deve-se ter cuidado redobrado na aplicação e um profissional para fazê-lo é imprescindível.  

Prós

Contras

✅ Ótimo para reduzir o volume e alinhar os fios.

🚫 Química forte

✅ Excelente custo benefício

✅ Queratina vegetal

3. Creme Alisante Manga Médio – Salon Line

Melhor alisante efeito médio

Irmãozinho do alisante anterior, o Creme Alisante Manga Médio também é da Salon Line, e promete um efeito alisante médio. A variação de intensidade do alisamento é importante para atender mais tipos de cabelos, respeitando texturas diversificadas e ajudando você a chegar no resultado desejado.

Possui óleo da semente de manga em sua fórmula, que é rico em vitaminas e sais minerais,  que proporciona aos cabelos hidratação, nutrição e fortalecimento, reduzindo os danos causados pelo alisamento.

Prós

Contras

✅ Rico em vitaminas e sais minerais

🚫 -

✅ Efeito de alisamento médio

✅ Não agride tanto os fios

4. Creme Alisante Forte Sfera Profissional – Nazca Cosméticos

creme alisante sem cheiro de amônia

Sfera Creme Alisante Forte é indicado para cabelos resistentes a alisamento. O grande diferencial dele com relação aos outros alisantes fortes do mercado é a ausência de cheiro de amônia, característica muito comum em produtos à base de tioglicolato.

A fórmula contém queratina vegetal que proporciona cabelos lisos, alinhados, brilhantes e macios. 

Vale lembrar que a marca explicita que o produto não é compatível com guanidina, o que é normal e você poderá ver detalhadamente no decorrer deste texto, pois os tioglicolatos não são compatíveis com nenhum tipo de hidróxidos. Isso vale não só para a guanidina, mas também para o lítio e para o sódio.

Prós

Contras

✅ Sem cheiro de amônia

🚫 Não é compatível com guanidina, lítio e sódio

✅ Contém queratina vegetal

5. Creme Alisante New Form Hidróxido de Sódio – Yellow Ye

Melhor alisante com hidróxido de sódio

O Creme Alisante Yellow Ye New Form é o único da nossa lista que não é à base de tioglicolato e, portanto, naturalmente não tem cheiro forte. Mas isso não significa que o produto em si não seja forte, muito pelo contrário, ele tem um efeito muito mais forte que os outros de tioglicolato, e por isso é indicada para alisar cabelos crespos ou muito crespos, virgens e resistentes.

Toda a linha Yellow Profissional tem em sua formulação o gel de aloe vera e óleo de gérmen de trigo que ajuda a suavizar os danos causados pelo alisamento, hidratando e nutrindo durante o processo.

É recomendada a leitura do tópico abaixo sobre hidróxidos para entender como eles funcionam e quais cuidados precisam ser seguidos durante a aplicação.

Prós

Contras

✅ Não possui cheiro forte

🚫 -

✅ Efeito de alisamento forte

✅ Ajuda suavizar os danos causados pelo alisamento

Como escolher o melhor creme alisante

Na hora de escolher qual vai ser o tipo de alisamento perfeito para o seu cabelo é essencial que você conheça os componentes do alisante, identificando o que melhor atende a sua situação. 

Para isso você deverá levar em consideração as químicas usadas anteriormente, caso o seu cabelo não seja virgem, a textura e curvatura, e o resultado desejado, que pode ser desde um leve relaxamento dos cachos ou até o super liso.

O teste de mecha é indispensável em qualquer situação, inclusive em casos de retoque, porque nunca se sabe como o cabelo foi tratado entre um procedimento de alisamento e outro, então não dá pra prever com exatidão como ele vai reagir. 

Todo cabelo depois do alisamento deve ser hidratado, umectado e acidificado seguindo as necessidades do cabelo, ou caso sinta dificuldade de sentir as vontades dele você pode seguir um cronograma capilar.

Também vale lembrar que a ajuda de um bom profissional é importantíssimo. Então as dicas aqui deste artigo podem te guiar a fazer uma boa escolha, mas busque um cabeleireiro experiente para elucidar dúvidas e aplicar o produto.

Então vamos começar a entender os principais componentes do mercado, que são os hidróxidos e o tioglicolato. 

Hidróxidos

Os hidróxidos são poderosos agentes alisantes, extremamente alcalinos e só são recomendados em cabelos crespos e resistentes. Sua aplicação deve ser feita por área do cabelo, sempre fazendo as pausas do tempo necessário para poder agir e enxaguar para retirar o produto antes de ir para a próxima área.

Os tipos mais conhecidos do mercado são os hidróxidos de guanidina, sódio e lítio, sendo a guanidina mais popular e mais fácil de aplicar.

Geralmente eles são vendidos no mercado já acompanhados de um protetor para o couro cabeludo, mas caso não venha é extremamente recomendado que você compre, pois o contato entre o produto e o couro pode levar a descamação e quebra dos fios. 

Também por este mesmo motivo é bom que se preserve um centímetro, contato a partir da raiz, sem aplicar o hidróxido escolhido, ajudando assim a manter a saúde do couro cabeludo e a integridade dos fios.

A retirada do produto do cabelo pode ser feita com qualquer shampoo, mas há no mercado um que fica lilás nas áreas que ainda tem hidróxido, auxiliando a retirada completa dos resíduos e evitando acidentes.

Tioglicolato

O tioglicolato funciona rompendo as cadeias de enxofre do cabelo, permitindo que se remodele a estrutura do fio. Ou seja, o produto pode não só alisar o cabelo, mas também ser usado para fazer permanente afros. 

Seu pH é menos alcalino que os hidróxidos, mas também exige cuidados especiais pós-química para recuperar os danos sofridos durante o processo.

Dependendo da textura do seu fio e do resultado desejado, talvez ele não seja suficiente para alisar, pois, como já foi dito antes, ele não atende bem a cabelos crespos com texturas 4 abc. Se for este seu caso, opte por hidróxidos.

Não misture químicas!

Há exceções em alguns casos, mas no geral é extremamente perigoso mudar de tipo de alisante sem a orientação de um profissional. Então acompanhe as orientações que serão descritas a seguir sobre os componentes com bastante atenção.

Hidróxidos e tioglicolato

Um cabelo que já passou por alisamento com hidróxidos não pode mudar para tioglicolato e vice-versa, porque são químicas incompatíveis entre si. Por tanto, quem usa hidróxidos só pode mudar para outros hidróxidos (guanidina, sódio e lítio) e quem usa tioglicolato deve se limitar apenas a eles. 

Alisantes e tinturas

Os hidróxidos são mais fortes e por isso não aceitam colorações, apenas tonalizantes sem amônia. Já com tioglicolato é possível usar coloração com amônia. Claro que isso vai depender da saúde do cabelo, então o teste de mecha é importantíssimo. 

Henê

Henê é uma química que alisa e escurece os cabelos progressivamente. Seu resultado é intensificado a cada uso e é extremamente popular. Ele não é compatível com nenhum outro alisante à base de hidróxidos ou tioglicolatos.  

Perguntas frequentes

Qual o melhor creme para alisar o cabelo?

Escolher o melhor creme para a alisar o seu cabelo vai depender de como ele se encontra no momento (levando em consideração as químicas anteriores) e o objetivo no qual você deseja chegar. É recomendado fortemente que se consulte um profissional especializado em alisamento para te orientar. 

Qual o melhor alisante para cabelo crespo?

Depende do resultado desejado. Se você quiser apenas relaxar os cachos, os de tioglicolatos médio e forte são ótimas opções. Mas se desejar um cabelo super liso o ideal são produtos a base de hidróxido, como o Creme Alisante Yellow Ye New Form.

Qual é o melhor creme para alisamento de cabelos fracos e quebradiços?

Se seus cabelos estão fracos e quebradiços, o ideal é que você trate antes da aplicação da química de alisamento e opte por alisantes de estilo suave, como o Wella Professionals Wellastrate Suave. Em todos os casos, o teste de mecha é indispensável.

Quais as melhores marcas de alisantes?

Existem diversos produtos no mercado, profissionais ou não, que dão um excelente resultado, mas nos quesitos de popularidade e satisfação dos clientes se destacam a Wella, a Salon Line, Nazca Cosméticos e a Yellow Alfaparf.

Qual a química que agride menos o cabelo?

Os produtos à base de tioglicolato tem pH 8, que é mais próximo do neutro, e por isso agride menos em comparação aos produtos à base de hidróxidos, que podem chegar a ter mais de 12 pH. Mesmo optando por usar tioglicolato é bom avisar que quanto mais forte ele for, mais agressivo. Então alisantes suaves podem ser uma boa escolha se seu objetivo é agredir menos as madeixas. 

Conclusão: qual o melhor creme alisante

Como você pode perceber, há muitas opções no mercado que contemplam todos os tipos de cabelos e chegam ao resultado que você deseja, sendo este alinhar os fios e reduzir o frizz ou alcançar o liso extremo. E os produtos selecionados para esta lista são sucesso na avaliação do público e vão atender as necessidades de diversos tipos de cabelos.

O mais importante é que você consulte um profissional para te orientar e liste todo o histórico de processos químicos pelos quais seu cabelo passou até o momento. Anote tudo antes de consultá-lo e seja transparente porque a saúde dos seus fios depende disso.

Ativos alisantes incompatíveis entre si podem levar os cabelos ao emborrachamento e ao corte químico, e dependendo da situação pode ser irreversível. Ninguém quer passar por esta situação triste!

Afinal de contas, os cabelos expressam a sua personalidade e seu bem-estar, e um processo de alisamento mal sucedido pode impactar muito a sua autoestima e levar muito tempo para recuperação total. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *