As 5 Melhores Escovas Progressivas em 2021

Gosta dos seus cabelos lisos, porém não quer que eles fiquem com efeito chapado?! Então venha conhecer mais sobre esta alternativa que vai fazer a sua cabeça e ainda conhecer as melhores escovas progressivas do ano.

As Escovas Progressivas são uma alternativa para quem gosta de cabelos lisos naturais, ou seja, com movimento e um volume controlado. E na maioria dos casos, elas têm formulações que são compatíveis com outras químicas, ao contrário de escovas definitivas.

Algumas delas têm benefícios que vão além do alisamento e levam à fibra capilar componentes nutritivos, restaurativos e hidratantes, ajudando-os a se recuperarem de químicas anteriores. E ainda conta com a possibilidade de abandonar o tratamento sem que seja preciso passar por transição capilar para retirar a química dos cabelos, porque seu efeito sai do cabelo com o passar do tempo. 

Então vamos conhecer mais sobre escovas progressivas, os melhores produtos da atualidade e as formas de aplicá-lo.

Melhores escovas progressivas para comprar online 

Conheça agora as melhores escovas progressivas para comprar online.

1. Escova Progressiva Zap All Time Orgânica Sem Formol – Trivitt

Maior custo benefício

Zap Professional lançou esta Linha Orgânica em 2019 e desde então vem fazendo sucesso entre as consumidoras como a melhor escova progressiva. A Escova Progressiva Zap All Time Organic tem as vantagens de não possuir formol e ser compatível com qualquer tipo de química.  

O Shampoo Organic Zap Professional e Máscara Progressiva Zap Organic Sem Formol são embalagens grandes contendo 1 litro de produto cada e ambos se completam para fornecer o melhor resultado para o procedimento. 

Em outras palavras, o shampoo proporciona uma limpeza intensa anti resíduo, desta maneira remove todos os resíduos acumulados nos fios, fazendo a abertura de cutículas e deixando os cabelos prontos para receber o tratamento da máscara progressiva. 

Já a máscara reconstrói a fibra capilar graças a sua fórmula enriquecida com Ômega 3-6, Óleo de Mamona e Canola, que são extremamente conhecidos por serem muito nutritivos e umectantes, sendo capazes de devolver a elasticidade dos fios ressecados e também fornecendo uma proteção natural contra outros danos do cotidiano.

Prós

Contras

✅ Ótimo custo benefício

✅ Sem formol

✅ Orgânica

🚫 -



2. Salvatore Escova Progressiva Blue Gold – Zap

Tecnologia reconstrutora tanínica

A melhor escova progressiva é a Salvatore Blue Gold que também é conhecida como progressiva italiana ou reconstrução tanínica, por ter uma exclusiva tecnologia da taninoplastia que faz com que aminoácidos criem uma rede ao redor do fio, resultando em cabelos totalmente lisos. Além disso, este produto ainda conta com o sistema Blue Gold que forma uma proteção desde o córtex do cabelo, evitando assim danos ao cabelo.

O shampoo inicia o processo de alisamento fazendo uma profunda limpeza desde o couro cabeludo até as pontas sem deixá-los ressecados. Este processo também abre as cutículas capilares preparando-as para receber os ativos do condicionador Salvatore Blue Gold de Realinhamento.

O próximo passo é o uso do Salvatore Blue Gold Condicionador de Realinhamento que contém a tecnologia da taninoplastia já citada, agindo diretamente no córtex capilar e ao finalizar o procedimento com o calor da chapinha proporciona o alinhamento renovado de todo o fio.

Prós

Contras

✅ Tecnologia reconstrutora tanínica

✅ Sem formol

🚫 -


3. Escova Progressiva Sem Formol Itallian Trivitt Liss – Progressivas

Apenas um passo

Escova Progressiva Itallian Trivitt Liss não contém formol na composição, é um procedimento de apenas um passo e proporciona alinhamento dos fios e maior controle do frizz. Com fios maleáveis que este produto proporciona, você também terá mais movimento e facilidade para modelar.

Sua fórmula nutritiva protege os fios contra o ressecamento e restaura os fios, pois penetra nas cutículas selando-as. Nela encontramos Cloridrato de Cisteína, que é um aminoácido presente na queratina, proteína que compõe a fibra capilar; Proteína do Trigo aumenta a capacidade do cabelo para manter o teor de água, adiciona volume ao cabelo; Blend de Óleos Vegetais obtidos a partir de nozes, sementes, ervas e frutos; e a própria Queratina hidrolisada que possui 18 aminoácidos e alta penetração através das cutículas.

Prós

Contras

✅ Apenas um passo

✅ Sem formol

✅ Grande poder reconstrutivo

🚫 -



4. Escova Progressiva Agilise Unika Free sem Formol – Agilise Cosméticos

Duas possibilidades de tratamento 

A melhor escova progressiva Agilise Unika Free não contém formol e é prática tendo apenas um passo. Logo de início, ela já merece destaque pela sua inovação que permite a possibilidade de dois tipos de tratamento apenas mudando o seu tempo de ação: o Liso Progressivo e o Liso Definitivo.

Sua fórmula é inodora, não arde ou causa nenhum tipo de desconforto no momento da aplicação, e age na cutícula e córtex desestruturando as moléculas, hidratando os fios e repondo os aminoácidos. Na composição encontramos Proteína Orgânica com Óleo de Ojon que é uma substância nutritiva extraída de uma planta encontrada no caribe. 

Para um Liso Progressivo o produto deve ficar agindo nos cabelos por 60 minutos, e para um Liso Definitivo o tempo de ação é de 90 minutos. Lembrando que para um bom resultado deve haver teste de mecha antes de passar em todo o cabelo e o modo de uso do fabricante deve ser seguido à risca.

Prós

Contras

✅ Duas possibilidades de tratamento

✅ Sem formol

🚫 -


5. Escova Progressiva De Chuveiro Vegana Alisamento Instantâneo – Oshi Goshi

Vegana

Mega liso Vegano é uma progressiva de chuveiro que além da praticidade também oferece ao consumidor uma fórmula diferenciada por ser completamente orgânica, natural, livre de sal, sulfato, parabenos e petrolatos. Além de alisar, ela também condiciona e mantém o liso natural, promovendo uma ação anti-frizz sem deixar os cabelos pesados.

A aplicação é rápida, necessitando antes do uso do Mega Liso fazer uma higienização com shampoo antirresíduos. Logo após, deve-se secar o cabelo com o secador até que fique levemente úmido, e então aplique o produto na extensão do cabelo evitando a raiz.

O tempo de ação para um resultado perfeito vai depender da textura do seu cabelo, sendo 20 minutos para lisos, 30 minutos para ondulados, 45 minutos para cacheados e 1 hora para crespos. Por fim, o produto deve ser enxaguado totalmente, secado com secador e finalizar passando chapinha de 10 a 15 vezes em cada mecha fina.

É uma progressiva 100% natural, vegana e cujo efeito dura até 90 dias.

Prós

Contras

✅ Não testado em animais

✅ Sem ingredientes de origem animal

✅ 100% natural

🚫 -



Como escolher a melhor escova progressiva 

Para escolher a melhor escova progressiva é necessário analisar mais do que preço e marca. Isso significa que componentes presentes na fórmula podem mudar tudo, desde a estrutura do seu cabelo, até a saúde do seu corpo.

Por isso venha comigo conhecer mais sobre as escovas progressivas!

Formol 

O formol já foi classificado como produto tóxico e cancerígeno pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e há mais de 10 anos teve seu uso proibido pela Anvisa como princípio alisante, como podemos conferir na Resolução nº 36, de 17 de junho de 2009 que proíbe “a exposição, a venda e a entrega ao consumo de formol ou de formaldeído (solução a 37%) em drogaria, farmácia, supermercado, armazém e empório, loja de conveniência e drugstore”. Os estabelecimentos que não cumprirem a Resolução estarão sujeitos às punições previstas.

Contudo o formol continua presente nas fórmulas como conservante, se limitando a apenas 0,2% da composição. Em compensação, avanços tecnológicos resultaram em outros agentes alisantes que são mais seguros como o Tioglicolato e Hidróxidos, dos quais você pode conhecer mais no texto Os 5 melhores Cremes Alisantes em 2021.

Diferença entre escova progressiva e definitiva 

O efeito da escova progressiva funciona criando uma película ao redor do fio que alisa-o e dá um efeito mais natural, e com o passar do tempo esta película vai saindo e o fio retorna ao sua textura original. Por isso a manutenção da progressiva deve ser feita no cabelo todo.

Em contrapartida, a escova definitiva é perfeita para quem gosta de cabelos lisinhos. Também é conhecida como escova japonesa, ela tem uma química penetra na fibra capilar e modifica sua estrutura de dentro para fora, e por ser muito forte não é compatível com outras químicas e a manutenção é feita apenas na raiz.

Independente da sua escolha, é muito importante fazer o teste de mecha para garantir que seu cabelo irá reagir bem à química, e organizar um cronograma capilar para devolver a saúde dos fios.

Tipos de escovas progressivas 

Há vários tipos de escovas progressivas, que variam o tipo de composto e cheiros, servindo de alternativa para quem tem alguma alergia ou simplesmente não goste de determinados cheiros. Vamos conferir quais são ela a seguir:

Escova progressiva inteligente

A escova progressiva tem ingredientes semelhantes à escova tradicional, sendo à base de queratina, minerais, óxido de acetamide, proteínas e, diferente da tradicional que tinha formol como principal composto, a inteligente tem apenas os 0,2% permitidos pela Anvisa. 

Como resultado os cabelos ficam com aspecto de liso natural e sem frizz, evitando o visual liso escorrido. Por isso a escova não é muito indicada para quem tem cabelos muito cacheados ou crespos, pois o efeito liso pode não ser atingido.

Escova progressiva de chocolate, morango ou chantilly

Estas escovas são mais naturais, tendo a base de suas fórmulas cisteína (aminoácido responsável pela reconstrução de tecido), ácidos e seivas de frutas. Por isso elas são super cheirosas e resultam em muita nutrição, reconstrução e brilho.

Escova progressiva marroquina

É composta por argila branca, óleo de cacau do Marrocos e os 0,2% de formol permitidos pela Anvisa, sendo ótima para hidratar o cabelo. Este e outros componentes fazem dela extremamente duradoura, chegando a durar até 5 meses.

Escova progressiva americana

A escova americana é à base de guanidina, substância conhecida por ser compatível com outras químicas que alinha e reduz o volume dos cabelos. Portanto, ela é ideal para cabelos de textura cacheada e muito volumosos, resultando em um alisamento natural que dura até 6 meses.

Escova progressiva indiana

A escova indiana tem alto poder hidratante e é recomendada para cabelos que já são lisos, dando a eles o alinhamento e redução de frizz necessários. Isto acontece porque na fórmula encontramos extrato de sândalo, cravo-da-índia, amêndoas doces e PCA sódico

Com esta composição o resultado são fios macios, com brilho e sem volume, com a enorme vantagem de ser compatível com a maioria das químicas. Porém, vale a pena destacar também que é a escova com menor duração, chegando a apenas 30 dias.

Escova progressiva dos 17 óleos

Esta escova progressiva é composta por 17 óleos orgânicos e isenta de formol, sendo ideal para quem quer alinhar e retirar todo o frizz. Ela é recomendada para quem tem cabelos lisos e ondulados, tem um efeito super natural que dura por até 60 dias, e colabora com a restauração de cabelos que passaram com algum processo químico que o danificou.

Isto significa que ela é compatível com todas as químicas! Além disso, ela não precisa de luvas nem de máscara para que o profissional ou você mesma aplique.  

Perguntas frequentes 

O que é uma escova progressiva ?

É uma técnica de alisamento que alisa, alinha e reduz o volume de forma gradativa. Ou seja, seu efeito se intensifica a cada aplicação e caso não deseje mais utilizá-lo o produto vai saindo dos fios a cada lavagem fazendo com que eles voltem quase a textura de antes.

Quais as vantagens e desvantagens da escova progressiva?

As principais vantagens são que o alisamento pode durar até 3 meses, e também que o resultado fica melhor a cada aplicação. Já as desvantagens é que os cabelos precisam de mais cuidados especiais após aplicação, e couros cabeludos sensíveis podem ficar irritados caso entrem em contato com o produto. 

É seguro fazer a escova progressiva em casa?

Hoje em dia é seguro fazer progressiva em casa, graças a intervenção da Anvisa que proibiu concentração de mais de 0,2% de formol no produto. As de antigamente tinham muito formol, ingrediente reconhecido pela OMS como cancerígeno e extremamente tóxico.

Qual é a progressiva mais vendida?

Atualmente a mais vendida é a Escova Progressiva Zap All Time Orgânica. Esta escova tem ótimos resultados a cada aplicação, vem acompanhada de um shampoo antirresíduos e tem o melhor custo benefício entre as mais avaliadas do mercado.

O que fazer para manter a progressiva por mais tempo?

Higienizar os cabelos com um shampoo de sulfato fraco, montar um cronograma capilar com bastante nutrição e hidratação, e fazer uso do secador toda vez que lavar o cabelo são atitudes que fazem com que o efeito da sua progressiva dure por muito mais tempo.

O que é uma escova progressiva orgânica?

É um tipo de progressiva que promete uma composição mais natural que as outras, tendo zero formol. A base da formulação dela são os aminoácidos e proteínas, e tem como principal ativo alisante o ácido glioxílico, que com a ativação térmica altera temporariamente a estrutura da fibra capilar.

Grávidas e lactantes podem fazer escova progressiva?

Grávidas e lactantes não podem usar produtos que contenham formol e nem amônia porque há risco de prejudicar a formação gestacional, ou intoxicar o bebê através do leite materno. Há também outros ingredientes neste tipo de produto que podem conter metal, então não use-os sem a autorização de um médico.

Conclusão: qual a melhor escova progressiva 

Antes de tudo é importante reforçar que todas as escovas presentes aqui são ótimas, e que você deve escolher de acordo com as necessidades do seu cabelo e das limitações do seu bolso. Assim sendo, a nossa escolha da melhor escova progressiva é a Salvatore Blue Gold Escova Progressiva.

Ela reconstrói profundamente a fibra capilar, funcionando como um tratamento anti-quebra, entrega nutrição necessária aos cabelos já danificados por processos químicos e mecânicos anteriores. Tudo isso resulta em maciez, brilho e um liso natural que agrada as consumidoras e por isso gera ótimas avaliações.

E a dupla com o shampoo antirresíduos é perfeita, pois ele garante que os fios estarão limpos e prontos para receber o tratamento do creme da escova progressiva. E como vimos através da análise dos outros produtos, embora o shampoo antirresíduos não venha sempre como um kit ele é requisitado antes de todos os tratamentos.

E por último, é importante reforçar que você deve colocar sua saúde em primeiro lugar e não comprar escovas progressivas com altas concentrações de formol e garantir que o salão que você frequenta não esteja fazendo uso deles. Isto porque embora elas sejam proibidas em território nacional, continuam sendo comercializadas no mercado paralelo e usadas ilegalmente em alguns salões. 

Você pode gostar também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *